CI

Perspectiva de menor produção de batata em Santa Catarina



Segundo informações do técnico do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Instituto Cepa/SC), Guido Boeing, acerca de um provável recuo da atividade batateira, relativamente à primeira safra, ou das águas, neste ano agrícola 02/03, o Grupo de Coordenação das Estatísticas Agropecuárias de Santa Catarina acaba de ratificar os números resultantes da primeira pesquisa de previsão e acompanhamento das safras agrícolas catarinenses, confirmando diminuição da atividade no estado.

De acordo com ele, que bteve dados junto ao IBGE, a área estimada para o plantio desta safra está avaliada em aproximadamente 8,0 mil hectares e o total da produção a ser colhida, em 100,0 mil toneladas, valores que se apresentam ligeiramente menores que os registrados no mesmo cultivo do ano passado.

Na avaliação do técnico, a menor expectativa de desempenho da cultura nesta safra está sendo atribuída, de modo muito particular, à migração de muitos produtores das regiões do sul do estado, especialmente dos municípios de Pedras Grandes e Treze de Maio, para a cultura do fumo, que nas duas últimas safras apresentou excelentes resultados financeiros e projeta a continuidade deste cenário ainda para esta campanha agrícola.

Os atuais valores são ainda estimativos, portanto sujeitos a novas reavaliações, muito provavelmente para baixo.

A cultura encontra-se em diversas fases, desde a implantação dos campos até desenvolvimento vegetativo e início de colheita. Estima-se que aproximadamente 90,0% do total da área de cultivo prevista para esta safra já tenham sido efetivamente plantado.

A colheita já teve início em pontos isolados da faixa litorânea do estado e do Alto Vale do Itajaí.

O mercado continua sem registrar grandes alterações relativamente ao comportamento das últimas semanas. Opera calmo e com preços estabilizados nos diversos segmentos.

Em nível de produtor de Santa Catarina, os valores de comercialização oscilam entre R$ 13,00 e R$ 22,00/sc de 50 quilos, conforme a origem e a classificação do tubérculo. A tendência para as próximas semanas é de manutenção do atual cenário de vendas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.