CI

Pequenos bovinocultores podem economizar R$ 1,45 bi anuais

Biogás reduz custos na propriedade e emissões de dióxido de carbono


Foto: Pixabay

Uma pesquisa realizada por cientistas da Embrapa Agroenergia, com base em dados de um biodigestor experimental instalado em uma propriedade em Luziânia (GO), revela que se metade das pequenas e médias propriedades pecuárias do Brasil adotasse o biogás como fonte de energia a partir de resíduos orgânicos, haveria uma economia anual total de 1,45 bilhão de reais.

De acordo com a  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), essa economia representaria o valor que 504 mil fazendas, equivalentes a metade das propriedades que mantêm entre 10 e 100 cabeças de gado, deixariam de gastar ao substituir o uso de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) pelo biogás.

Além do impacto econômico positivo, o estudo aponta uma considerável contribuição ambiental: a redução de 595,2 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente a cada ano. Essa redução é fruto da substituição de um combustível fóssil (GLP) por outro proveniente de fonte renovável, o biogás.

Os pesquisadores utilizaram a RenovaCalc, uma ferramenta desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente, que calcula a intensidade de carbono equivalente emitida por biocombustíveis. Segundo Rosana Guiducci, pesquisadora da Embrapa e uma das autoras do estudo, a metodologia baseia-se nos inventários de Avaliação do Custo de Vida (ACV) de cada rota de biocombustível e emprega métodos internacionalmente reconhecidos.

De acordo com a RenovaCalc, o biogás libera 83,11 gramas de CO2 equivalente para cada megajoule produzido, enquanto o GLP emite 86,7 gramas na mesma medida. A diferença entre esses valores foi utilizada para calcular a quantidade de CO2 que deixaria de ser emitida se as propriedades adotassem o biogás, totalizando 595,2 mil toneladas por ano.

A pesquisa utilizou como referência os dados de um biodigestor instalado em uma propriedade de Luziânia (GO), onde a família do produtor adotou o biogás na cozinha, substituindo o uso do botijão de GLP após três meses de estabilização na produção de biogás. Esse período permitiu estimar a produção média necessária para substituir dois botijões de GLP por mês em uma propriedade rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.