Pelo 4º ano consecutivo safra de inverno tem bons resultados
Para 2023, o Cepea estima que a área para o mercado de mesa possa crescer
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o início da safra de inverno 2022 de batata foi marcado por um cenário de bons preços, mas com alguns problemas na produção sobretudo em Vargem Grande do Sul (SP), principal praça produtora para o mercado de mesa no período. Mesmo assim, o cenário de tubérculos se mantém com resultados positivos pelo 4º ano consecutivo.
Em julho, época de colheita das primeiras áreas da temporada, o clima predominantemente quente e seco favoreceu a incidência de pragas nas lavouras, entre elas a murcha de verticillium, com perdas expressivas na produção no primeiro mês de colheita e produtividades abaixo de 30 toneladas por hectare. Já em agosto, o Cepea considerou uma melhora generalizada das condições no campo.
A partir de setembro, a produção seguiu boa e os preços registraram uma melhora, principalmente por causa da desaceleração da safra de inverno e também porque as indústrias passaram a absorver uma expressiva quantia de batata com aptidão para processamento.
O Centro de Estudos da USP considerou apesar dos problemas enfrentados durante o ano, uma rentabilidade positiva, exceto para produtores que concentraram as colheitas em julho ou agosto e tiveram quebra de safra acentuada. Para 2023, o Cepea estima que a área para o mercado de mesa possa crescer.