CI

Pé de soja de quase 2 metros é eleito o maior de Mato Grosso em concurso

O vencedor tinha 1,70 metro de altura e 11.913 vagens



Um concurso realizado neste domingo (26) na comunidade Ivani em Santa Carmen, a 493 quilômetros de Cuiabá, elegeu o maior pé de soja de 2013. O vencedor tinha 1,70 metro de altura e 11.913 vagens, enquanto um pé de soja normal possui em média 100 vagens e, no máximo, 80 centímetros de altura, e foi cultivado pelo agricultor Benito Fortuna, que também havia ganhado o título no ano passado.


No ano passado, na 5ª edição do concurso do Pé de Soja Gigante, o agricultor venceu ao apresentar um pé de soja gigante de três metros de altura e quase nove mil vagens.

O evento é realizado anualmente no dia de Nossa Senhora de Fátima. A economia do município, denominado 'terra do pé de soja gigante', título reconhecido recentemente, gira em torno do plantio do grão. "Além de elevar o nome do município, é um reconhecimento muito grande para nós, para os produtores porque Santa Carmen ganhou mundialmente o prêmio de maior pé de soja, realizado em Mato Grosso do Sul também", afirmou Gilmar Carlos Gorgen, secretário de Agricultura de Santa Carmen.

Ao todo, 41 candidatos de várias cidades do estado participaram do concurso e levaram os pés de soja. Para se inscrever, é necessário ser produtor rural e o pé de soja deve ter no mínimo 200 vagens. O agricultor Adolfo Wolffenbittel é de Santa Carmen e levou um pé de soja cultivado especialmente para a competição. "Faço questão de participar todo ano", disse.


Essa foi a sexta vez que a comunidade se reuniu para escolher o maior pé de soja do estado. O maior pé de soja levado para a competição tinha mais de 14 mil vagens. A meta é que a planta cresça acima do normal e o tamanho supere o concurso anterior. A lógica é surpreender, como fez Nelson Rock Kappes. Tudo começou com uma brincadeira entre pai e filho e já rendeu títulos mundiais. "Já ganhei o concurso estadual quatro vezes e o nacional, três vezes", contou.

O filho dele que é engenheiro agrônomo desenvolveu uma pesquisa que foi até para o livro dos recordes. "Acabou me ajudando muito. Quando a gente entrou nesse concurso por brincadeira não imaginávamos a repercussão que isso teria futuramente", disse Claudinei Kappes. Os pés de soja não são cultivados em lavouras normais. São cultivados exclusivamente para a competição.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.