CI

Parlamentares brasileiros destacam papel do agro na COP-29

Os parlamentares também destacaram a integração de políticas para agricultura familia



Os parlamentares também destacaram a integração de políticas para agricultura familiar Os parlamentares também destacaram a integração de políticas para agricultura familiar - Foto: Freepik

Os parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estão representando o setor agropecuário na COP-29, realizada em Baku, Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro. Organizada pela CNA, a comitiva brasileira reforça a relevância do agro nacional na mitigação das mudanças climáticas. O presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), destacou o rigor do Código Florestal brasileiro, comparando-o às legislações de outros países, como a União Europeia.  

A deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) defendeu a importância da presença ativa do agro nas discussões climáticas. Segundo ela, é fundamental que a versão do setor produtivo seja ouvida, destacando o papel do Brasil nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Marussa também ressaltou a oportunidade de mostrar a força da agricultura nacional na próxima COP-30, que será sediada no Brasil.  

Os parlamentares também destacaram a integração de políticas para agricultura familiar e o papel do Brasil como potência agroambiental. Zé Vitor (PL-MG) e Alceu Moreira (MDB-RS) ressaltaram a necessidade de inovação, financiamento e transferência de tecnologia para fortalecer o agro globalmente, enquanto Zé Silva (Solidariedade-MG) enfatizou o apoio à agricultura familiar nas estratégias climáticas.

 “Participei de diversos painéis e debates, ouvindo outros países e compartilhando ideias, além de debater sobre assistência técnica e extensão rural. Tivemos, no espaço do Brasil, um debate sobre agricultura familiar, que precisa ser contemplada no financiamento das mudanças climáticas. Precisamos saber, daqui a 5 ou 10 anos, quais tecnologias estarão disponíveis e quais inovações podem beneficiar a agricultura familiar, permitindo que ela produza alimentos e, ao mesmo tempo, preserve as tradições passadas de geração para geração”, finalizou Zé Silva.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.