Paridades de exportação de algodão fecham semana com variações
Não há indicativos claros de uma tendência específica para os preços da pluma
As paridades de exportação de algodão em Mato Grosso, referentes aos contratos de julho de 2024 e dezembro de 2024, encerraram a semana com precificação média de R$ 151,79 por arroba e R$ 137,66 por arroba, respectivamente. Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imeam), a paridade de exportação de julho de 2024 registrou uma retração de 1,08% em comparação com a semana anterior, influenciada pela queda de 1,38% no preço da pluma na bolsa de Nova York (contrato julho de 2024).
Por outro lado, a paridade de exportação de dezembro de 2024 apresentou um aumento de 0,73% no mesmo período de comparação, impulsionada principalmente pela valorização semanal de 2,55% do dólar futuro (dezembro de 2024). A curto prazo, não há indicativos claros de uma tendência específica para os preços da pluma.
No entanto, a especulação do mercado em relação a um possível corte na taxa de juros pelo Federal Reserve dos Estados Unidos é um fator que pode impactar o preço da fibra na bolsa de Nova York e, consequentemente, refletir nas paridades de exportação.