CI

Paquistão e Vietnã lideram compras de algodão de MT

Segundo maior volume registrado para o mês de agosto na história



Foto: Canva

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), agosto de 2024 marcou o início do ciclo de exportações da safra 23/24, com Mato Grosso respondendo por 57,17% dos embarques nacionais de algodão. O estado exportou 63,89 mil toneladas, o segundo maior volume registrado para o mês de agosto na história.

Os principais destinos da pluma mato-grossense foram o Paquistão, com 14,19 mil toneladas, e o Vietnã, com 12,96 mil toneladas. Já as negociações com a China têm se mostrado tímidas nas últimas semanas, após o governo chinês reduzir a cota de importações de algodão em uma tentativa de estabilizar os preços internos e apoiar seus produtores.

Apesar desse cenário, o Imea projeta que as exportações de algodão de Mato Grosso superem as do ciclo 22/23, alcançando um recorde de 1,79 milhão de toneladas na safra 23/24.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.