País deposita sementes no Banco Mundial da Noruega
O banco genético fica localizado no Arquipélago Svalbard, na Noruega
Redação: Correspondente Iara Siqueira
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mandou sementes de soja, frutíferas nativas e forrageiras no Banco Mundial de Sementes. Logo a encomenda chegará a Europa, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia do Distrito Federal, foi a responsável pelo envio. O banco genético fica localizado no Arquipélago Svalbard, na Noruega.
A previsão é que até outubro de 2022, as sementes sejam depositadas, o anúncio foi feito no XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBS) que vai até o dia 15 de setembro e é realizado no Paraná, pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). O CBSementes é considerado o maior fórum de discussão e tecnologia de sementes da América Latina.
A novidade foi anunciada pela cientista da Embrapa Clima Temperado, Rosa Lia Barbieri, “Nas caixas estão indo sementes de caju, maracujá, milho e soja, são 370 acessos (amostras de sementes) e cada acesso contém 500 sementes”, explica a cientista. Esse é o terceiro deposito de germoplasma que vai para o cofre mundial de sementes, o cofre guarda cópias de seguranças de sementes de vários países.