CI

Padrão de chuvas continua nessa quarta-feira

Corredor de umidade mantém chances para temporais no Brasil central



Foto: Pixabay

As instabilidades seguem concentradas na faixa centro-norte do país nesta quarta-feira (30/08). Apesar disso, o corredor de umidade que está favorecendo essas chuvas, vem perdendo intensidade.

Mesmo assim, as precipitações devem ocorrer em grande parte do Centro-Oeste e Sudeste. Essas chuvas podem ser na forma de temporais localmente fortes, especialmente na faixa central de Goiás e de Minas Gerais. Por outro lado, as instabilidades apresentam uma maior irregularidade sobre a região Norte e metade sul do Nordeste.

Nas áreas da região sul, o frio vem perdendo intensidade. Desta forma, as condições para geadas ficam restritas às regiões de maior altitude e no período da tarde, as temperaturas passam dos 25°C em algumas regiões. 

Temporais no final de semana

No final de semana (02 e 03/09) a passagem de um sistema de baixa pressão e a formação de uma nova frente fria, na região sul, pode resultar em chuvas intensas e abrangentes nos três estados. A princípio essas instabilidades ficam concentradas no sul do Brasil, mas podem avançar para áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Após o avanço das chuvas, uma massa de ar frio poderá adentrar a parte mais continental do Brasil, derrubando as temperaturas em Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte
Apesar das condições de chuvas ainda elevadas sobre a metade sul da região, o corredor de umidade perde a intensidade que vinha tendo. Mesmo assim, ainda chove em grande parte do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins. O tempo fica mais seco em setor ao norte do Pará, Roraima e Amapá.

Região Nordeste
A tendência para esta quarta-feira indica uma redução nas áreas com potencial de chuvas. As instabilidade ficam concentradas mais ao sul – como no sul da Bahia – e apresentam uma maior irregularidade. Alguns setores ao sul do Piauí e sul do Maranhão ainda podem registrar as chuvas, de maneira mais esparsa. Entretanto, não há risco às lavouras de algodão que estão avançando na maturação e nas operações de colheita. Nas demais regiões, o predomínio é de tempo firme, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade.  

Região Centro-Oeste
O corredor de umidade mantém as condições de chuvas sobre a metade norte da região, abrangendo todo o estado de Goiás e boa parte do Mato Grosso. Essas instabilidades ocorrem de forma muito isolada, irregular e passageira, mas trazem precipitações importantes para a região – sobretudo para uma breve recuperação de umidade no solo. Mesmo com a ocorrência das chuvas, não são esperados danos às culturas em maturação. O calor segue forte, especialmente em setores do oeste, mas as áreas com alerta para baixa umidade diminuem.

Região Sudeste
As instabilidades seguem ativas sobre a região, mesmo que as chuvas aconteçam de forma irregular e passageira. Essas chuvas são acompanhadas por trovoadas e  podem trazer volumes localmente expressivos. A tendência é de que o estado de São Paulo receba menos chuvas, ao passo que no oeste de Minas Gerais os temporais podem ser mais fortes. Também chove sobre o norte Fluminense e sul Capixaba, onde o dia terá uma maior presença de nebulosidade. 

Região Sul
A massa de ar frio perde força, portanto no amanhecer desta quarta, as condições de geadas já são bem menores e restritas às áreas de maior altitude. Ainda existe a possibilidade de algumas chuvas no leste de Santa Catarina, bem como no extremo oeste do Paraná. Porém essas chuvas acontecem de forma fraca e isolada, causadas também por fenômenos diferentes. Volta a fazer calor ao norte do Paraná e Oeste de Santa Catarina, onde os termômetros podem superar os 25°C no período da tarde. 

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.