Padeiros cobram para que governo aumente produção local de trigo
A Nigéria consome cerca de cinco milhões de toneladas de trigo, por ano
Os padeiros da Associação de Fabricantes de Pão Premium da Nigéria (PBAN), cobraram do governo em todos os níveis para desenvolver planos para aumentar a capacidade de produção local de trigo, em vez de depender em grande parte das importações, que estão prejudicando a economia do país.
Só este ano, A Nigéria viu um aumento de quatro vezes nos preços do pão, em parte devido à escassez na cadeia de valor do trigo em todo o mundo como resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Em resposta, o presidente da Associação, Emmanuel Onuorah, observou “devemos começar a buscar soluções internas para o nosso sustento na produção de trigo porque o setor de panificação tem sofrido muito com isso”. Segundo Onuorah, muitas padarias fecharam entre agosto e dezembro deste ano. A capacidade também diminuiu 70%, enquanto o trigo, sal, ácido ascórbico, propionato de cálcio, entre outros ingredientes do pão tiveram um aumento significativo. Além disso, muitas padarias tiveram que reduzir o horário de funcionamento.
A Nigéria consome cerca de cinco milhões de toneladas de trigo, por ano, das quais apenas 3.000 toneladas são produzidas no país.