CI

ALERTA: chegada de ciclone deve trazer chuvas volumosas

Projeções indicam mais de 80 mm e vendavais



Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (07/07) o alerta do tempo vai para os grandes volumes de chuvas previstos no extremo sul do Brasil. Ao longo do dia, um ciclone extratropical deverá se formar sobre o estado do Rio Grande do Sul, trazendo condições de tempo adverso – sobretudo em relação aos volumes de chuvas previstos. 

Essa condição ocorre como uma combinação de fatores, dentre eles: o forte suporte de ar quente e úmido vindo da região amazônica, reforçando uma frente fria já estabelecida na região. Além disso, uma região de baixa pressão que está sobre o norte da Argentina e Paraguai, deve atravessar a fronteira em direção ao sul do Brasil, reforçando ainda mais a intensidade deste sistema. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO .

Outro fator relevante, na intensidade deste evento, é o grande contraste entre as massas de ar entre a parcela central do Brasil (muito quente) e o Centro-Sul da Argentina (uma massa de ar frio). Isso também contribui com a formação das nuvens carregadas e consequentemente com a intensidade das chuvas. 

Na média das projeções, os volumes devem ultrapassar a marca dos 60 mm ao longo do dia, nos setores mais atingidos. Mas avaliando esses modelos, alguns indicam volumes acima dos 80 mm pontualmente.

Mesmo com a previsão de grandes volumes, os indicativos para queda de granizo são baixos. Portanto os maiores riscos estão relacionados à possibilidade de ocorrência de inundações e alagamentos urbanos como na Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental, Centro Ocidental, Sudeste e Sudoeste Rio Grandense, devido a previsão de chuvas intensas consecutivas de ventos fortes a partir da tarde e continuidade no dia seguinte.

PREVISÕES DE CHUVA PARA SEXTA-FEIRA 07/07

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte

Sem grandes variações em relação ao dia anterior, o tempo segue firme na metade sul da região. Áreas desde o Acre até a metade ao sul do Pará, o tempo terá o domínio de sol e temperaturas elevadas. As preocupações vão para áreas do Tocantins, onde os termômetros podem passar dos 35°C com índices de umidade próximos ou abaixo dos 20%.

Região Nordeste

A previsão para esta sexta-feira indica a manutenção das chuvas em áreas do leste do nordeste, particularmente nas regiões produtoras de cana-de-açúcar. As precipitações devem ocorrer de forma intermitente. Por outro lado, setores do centro e oeste da Bahia, sul do Maranhão, Sul do Piauí e noroeste do Ceará, estão registrando uma sequência de dias mais secos – condição comum para a época do ano. 

Região Centro-Oeste

O tempo será firme em todas as áreas, com atenção para grande variação de temperatura. Em certas regiões do sul de Goiás e Bolsão Sul Matogrossense, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia pode superar os 20°C. Durante a tarde, também haverá baixos níveis de umidade, aproximadamente 15% nos momentos mais críticos, especialmente na região central do Mato Grosso e norte de Goiás. Essa condição tem sido favorável para a maturação do algodão e a colheita do milho, porém está limitando a disponibilidade de umidade para as plantações mais tardias.

Região Sudeste

O predomínio será de tempo firme e seco em todos os setores da região sudeste. Com destaque para a grande diferença entre as menores e maiores temperaturas do dia. O amanhecer deve ter registros abaixo dos 4°C em áreas do sul de Minas Gerais, ao passo que as máximas devem superar os 30°C no Noroeste Paulista e acima dos 33°C em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Essas temperaturas elevadas serão acompanhadas de baixos índices de umidade, que podem prejudicar as lavouras em estádios mais sensíveis à restrições hídricas.

Região Sul

As instabilidades associadas a formação de um ciclone extratropical, deve causar chuvas intensas ao longo desta sexta-feira. As precipitações ocorrem desde o dia anterior na metade sul do Rio Grande do Sul, e nesta madrugada sobre a parcela central – com as chuvas mais intensas ocorrendo no leste do estado. Essas instabilidade vão avançando em direção ao norte Gaúcho, com menor intensidade até o período da tarde. No início da noite, o fortalecimento da região de baixa pressão aumenta a intensidade dos temporais que devem ser acompanhados de muita atividade de raios e chuvas intensas em curtos períodos de tempo, até mesmo áreas da região metropolitana de Porto Alegre devem registrar tormentas no período da noite. Contudo, os maiores volumes se concentram em áreas da Campanha Central que devem registrar mais de 60 mm nas próximas 24 horas.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.