Oriente médio: umidade chega para o plantio de Inverno
Calor do final da estação tenha mantido altas taxas de evapotranspiração.

As recentes atualizações do boletim semanal de clima e lavouras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) fornecem informações cruciais sobre as condições climáticas e seus efeitos nas lavouras no Oriente Médio, com foco especialmente na Turquia.
No oeste do país, as chuvas têm contribuído para a melhoria dos níveis de umidade do solo, favorecendo assim o estabelecimento de culturas de trigo e cevada de inverno. Os dados indicam que chuvas moderadas a fortes e trovoadas, variando entre 10 e 65 mm, atingiram a região do Planalto da Anatólia Ocidental e áreas vizinhas.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Esse aumento da umidade do solo é uma notícia positiva para os agricultores que se preparam para a temporada de inverno.
No entanto, é importante observar que as altas temperaturas, variando entre 30 e 38°C, continuam a sustentar altas taxas de evapotranspiração. Isso significa que, apesar das chuvas, a perda de umidade do solo ainda é uma preocupação, especialmente nas áreas onde as chuvas foram escassas ou ausentes.
Enquanto a Turquia experimenta essas variações climáticas, o restante do Oriente Médio permaneceu seco. A expectativa é que as chuvas da estação fria retornem em outubro ou novembro, abrangendo regiões que vão da Síria ao Irã.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*