CI

Operação apreende mais de 72 mil litros de bebidas irregulares

O valor estimado do prejuízo causado aos infratores chega a R$ 1 milhão



Foto: Mapa

A 55ª Operação Ronda Agro, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), resultou na apreensão de aproximadamente 72.946 litros de produtos, incluindo vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas, que estavam em situação irregular. O valor estimado do prejuízo causado aos infratores chega a R$ 1 milhão.

A ação, realizada no município de Pinheiro Preto, Santa Catarina, teve como objetivo combater uma rede criminosa envolvida na produção, distribuição e comercialização de Vinho Colonial fraudado, especialmente próximo a datas festivas como o Natal e o Ano Novo.

Ao longo da operação, foram fiscalizados três estabelecimentos produtores de vinho e derivados da uva e do vinho, além de dois depósitos que serviam como armazenamento para o produto irregular.

As equipes envolvidas na operação também descobriram uma produção clandestina de vinagre colonial em um galpão vinculado a uma das vinícolas fiscalizadas. Além disso, foi flagrada a colocação de rótulos irregulares em vinhos coloniais e outras bebidas em um espaço nos fundos de um dos depósitos.

Durante a ação, foram emitidos seis autos de infração e 19 termos relacionados a apreensão, colheita de amostras e inspeção. A operação faz parte do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) e é um desdobramento da 39ª Operação Ronda Agro, realizada em junho deste ano na mesma região, quando foram apreendidos 41 mil litros de bebidas irregulares com a denominação de "Vinho Colonial".

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.