CI

Oferta de crédito rural deve crescer até 25%


Com a permanência da atual tendência, é possível que o crédito total para agricultura ultrapasse R$ 40 bilhões para a safra 2004/2005. Segundo o assessor do Ministério da Agricultura, Biramar Nunes de Lima, não se trata de uma estimativa oficial, mas é um número possível, se no período de entre 2003/2004 para 2004/2005 for mantida a mesma tendência de crescimento observada nas safras 2002/2003 para 2003/2004. Com isso, a oferta de recursos será 25,8% maior.

"As fontes de recursos têm aumentado. Além disso, as taxas de juros estão caindo e há consciência da importância do agronegócio para o País", diz.

Nunes de Lima participou sexta-feira do seminário "Política de crédito rural", realizado pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa), que integra os Departamentos de Economia e Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

O assessor do Ministério da Agricultura enfatizou a importância do agronegócio para o País. "O Brasil tem um imenso potencial no ramo do agronegócio. Esta vai ser sempre uma atividade importante no País", acrescenta.

Para Nunes de Lima, o superávit da balança comercial brasileira deverá permanecer sempre bastante influenciado pelos resultados positivos da atividade agrícola. "Precisamos de dólar e durante alguns anos o agronegócio vai continuar importante para fechar a balança comercial", afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.