CI

O que você precisa saber para as eleições 2022?

A votação será realizada das 8h às 17h, pelo horário de Brasília



Foto: Canva

Neste domingo acontece o primeiro turno das eleições gerais de 2022. A votação será realizada das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. No Brasil, o voto é obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem tem 16 ou 17 anos.

O eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O TSE orienta que as pessoas levem também o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Também é possível baixar o e-Título, disponível para download no Google Play Store e na Apple Store.

O cidadão que souber o local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Assim que urna for habilitada, a ordem de votação será a seguinte: 

-Deputado Federal, com quatro dígitos;
- Deputado Estadual, com cinco dígitos (nos dois casos, o eleitor pode optar por votar apenas na legenda, digitando somente os dois números do partido);
senador, com três dígitos (nesta eleição é apenas um voto para senador; nas eleições de 2018 cada Estado escolhia dois de seus senadores);
- Governador, com dois dígitos;
- Presidente, também com dois dígitos.

Nas eleições de 2022 o horário foi unificado de acordo com o horário de Brasília. Todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos (veja baixo). Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.

Veja como será o horário de votação conforme o horário local:

–Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília).
– 11 municípios do Amazonas: das 6h às 15h
(abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília)
[Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença]
– Outros 51 municípios do Amazonas: das 7h às 16h
(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
– Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h
(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
– Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h
(abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)

A divulgação dos resultados começará às 17h

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

Vale lembrar que a eleição só será finalizada  - para presidente e governador - em primeiro turno se o vencedor obtiver pelo menos 50% mais um dos votos válidos – ou seja, descontados os votos brancos e nulos e as abstenções (quando o eleitor não comparece para votar).

Confira as propostas dos candidatos à Presidência.

Ciro Gomes

Felipe D’Avila

Jair Bolsonaro

José Eymael

Léo Péricles

Luiz Inácio Lula da Silva

Padre Kelmon

Simone Tebet

Sofia Manzano

Soraya Thronicke

Vera Lúcia


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.