O que são os alimentos funcionais?
Os alimentos funcionais possuem componentes ou ingredientes funcionais que podem ser vitaminas, antioxidantes, minerais, fibras alimentares
Anúncios de alimentos que promovem suas propriedades terapêuticas muitas vezes confundem muitos consumidores. No entanto, quem procura informação para responder às suas preocupações, pode recorrer às avaliações técnicas existentes sobre a matéria.
Em artigo publicado no “Salud para Todos”, os especialistas apontam que o alimento é uma substância que é ingerida com o objetivo de satisfazer a incorporação de nutrientes para a manutenção das funções vitais do organismo. No entanto, isso não significa que não haja ligação com a doença.
Nos últimos anos, tem sido aceita a existência de um determinado grupo de alimentos denominados funcionais , que se caracterizam por fornecer substâncias com funções fisiológicas definidas , proporcionando benefícios à saúde de quem os consome. Para serem considerados como tal, devem demonstrar que têm um efeito benéfico em uma ou várias funções específicas do organismo, além dos efeitos nutricionais usuais.
Os alimentos funcionais possuem componentes ou ingredientes funcionais que podem ser vitaminas, antioxidantes, minerais, fibras alimentares , entre outros. As vitaminas são compostos orgânicos nutricionalmente essenciais que regulam os processos metabólicos e não podem ser sintetizadas pelo organismo, entre as mais conhecidas estão a A, C, D e B.
Por outro lado, os antioxidantes são componentes dos alimentos, são encontrados em frutas e vegetais e previnem o ataque dos radicais livres às células. Minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, selênio, boro, cromo, cobre, níquel e zinco são essenciais para o corpo humano.
As fibras dietéticas são partes de frutas, vegetais, grãos, nozes e legumes que não podem ser digeridas por seres humanos. Elas melhoram a absorção de nutrientes, promovem o trânsito gastrointestinal e podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e outras. As fibras são classificadas em insolúveis e solúveis, sendo um componente importante na categoria de alimentos funcionais.