CI

O que é requeima no tomate?

A espécie causadora da doença é o patógeno Phytophthora infestans



Foto: iStock

Se você é produtor de tomate provavelmente já ouviu falar em requeima, certo? Tomara que o problema não tenha sido na sua lavoura.  No entanto, muitos produtores ainda encontram dificuldades para controlar a doença que pode ocasionar perdas de até 100% do cultivo.

A espécie causadora dessa doença é o patógeno Phytophthora infestans do grupo dos Oomycetos (antes classificados como fungos), responsáveis por ataca os tecidos mais novos das plantas como folhas, frutos, caules e hastes. 

Os principais sintomas variam em função da temperatura, umidade, intensidade luminosa, entre outros. A requeima é uma das principais doenças nas culturas da batata e tomate. Para o controle, é recomendado o manejo integrado de doenças (MID). Dentro deste manejo estão o uso de cultivares resistentes e a aplicação preventiva de fungicidas.   

A aplicação de fungicidas contra a requeima precisa ser feita ao longo de todo cultivo. Recomenda-se que a aplicação seja feita entre quatro e dez dias, a depender do clima, do desenvolvimento da cultura e da pressão da doença na região.  

Para evitar a ocorrência de resistência aos fungicidas é importante a utilização de produtos sistêmicos alternados ou formulados com produtos de contato. Além disso, é bom evitar o uso repetitivo de fungicidas com o mesmo mecanismo de ação. 

Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.