O que é fitossanidade e como ela pode influenciar na cultura da soja no Brasil?
A fitossanidade é um fator importante para a lavoura
Quando falamos de fitossanidade na cultura da soja, falamos de Excalia Max, o maior lançamento da história recente da Sumitomo Chemical Brasil, que investiu em pesquisas para proporcionar ao sojicultor brasileiro um fungicida que entrega proteção e auxilia no alcance do potencial produtivo da lavoura. Entre os diferenciais de Excalia Max, podemos citar:
- Eficácia superior no controle das principais doenças da soja;
- Rápida absorção pelas folhas e resistência à lavagem pela chuva;
- Proteção do potencial produtivo da soja.
Mas afinal, o que é fitossanidade? Essa pergunta é comum entre os agricultores, e, no artigo de hoje, vamos trazer a resposta para ela e falar um pouco mais sobre esse assunto tão importante e que impacta diretamente a produtividade da lavoura. A fitossanidade pode ser definida como um conjunto de ciências que estão relacionadas à sanidade vegetal; sendo assim, engloba os conhecimentos e as técnicas das áreas de fitopatologia, entomologia agrícola e plantas invasoras.
Qual é a diferença entre fitossanidade e fitopatologia?
Apesar da semelhança entre as palavras, existe diferença entre uma coisa e outra. Como vimos acima, a fitopatologia está sob o guarda-chuva da fitossanidade, ou seja, a fitopatologia é a ciência que estuda as doenças das plantas que prejudicam a fitossanidade.
Como a fitossanidade pode influenciar na sojicultura brasileira?
Uma vez que as lavouras de soja têm sofrido com a incidência de pragas e doenças nas últimas safras, entender sobre fitossanidade abre um leque de possibilidades de prevenção e tratamento para esses ofensores, algo que é fundamental para evitar prejuízos financeiros e de produtividade.
Pensando nisso, os avanços em estudos sobre o assunto são cada vez mais recorrentes, e até foi desenvolvida uma rede nacional de pesquisas, a Rede Fitossanidade Tropical (RFT), que investiga sobre pragas, doenças e plantas daninhas na cultura de soja – e em outras culturas também.
A incidência de pragas pode afetar diretamente a lucratividade da lavoura
Algumas doenças podem representar grandes prejuízos às lavouras de soja no Brasil, como a mancha-alvo, doença causada pelo fungo Corynespora cassiicola, que pode comprometer a produtividade das lavouras em até 50%, e a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachirhrizi, que pode comprometer 20% da receita dos produtores que têm as suas lavouras acometidas pela doença.
O desenvolvimento de um produto que seja seguro e eficaz no controle das principais doenças da soja leva anos e anos. Produtos fitossanitários são desenvolvidos pelos fabricantes, mas recebem o crivo de importantes órgãos reguladores, como:
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – responsável por assegurar os pontos de vista agronômicos;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – responsável por assegurar o ponto de vista toxicológico;
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) – responsável por assegura o ponto de vista ambiental.
Em resumo: são produtos que são amplamente estudados, testados e seguros, e só recebem o registro quando alcançam resultados satisfatórios nessas três áreas, só devendo ser comercializados com receita agronômica e manuseados por profissionais habilitados.
Excalia Max é um fungicida que atua na fitossanidade da cultura da soja
Doenças como a ferrugem asiática e a mancha-alvo tiram o sono dos sojicultores há alguns anos. Estudar o assunto e desenvolver um produto que tenha eficácia comprovada no controle das principais doenças da soja foi o que moveu a equipe da Sumitomo Chemical nos últimos anos. Foi com essa premissa que Excalia Max foi desenvolvido: atuar diretamente na fitossanidade das lavouras, seja de forma preventiva, seja de forma corretiva.
Diferenciais de Excalia Max para a fitossanidade das plantas de soja
Excalia Max é um fungicida de atuação sistêmica que atua na proteção de toda a planta contra as principais doenças da soja, como a ferrugem asiática e a mancha-alvo. Entre os seus principais diferenciais, podemos destacar:
- Eficácia superior no controle das principais doenças da soja;
- Rápida absorção pelas folhas e resistência à lavagem pela chuva;
- Proteção do potencial produtivo da soja.
Saiba mais sobre como Excalia Max pode contribuir com a fitossanidade da sua lavoura de soja clicando aqui.
Fonte
https://blog.syngentadigital.ag/fitossanidade/
https://elevagro.com/conteudos/materiais-tecnicos/fitossanidade-como-defensora-da-agricultura
https://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/140761-agronegocio-fitossanidade-tem-rede-nacional-de-pesquisa
https://www.portaldoagronegocio.com.br/agricultura/pragas-e-doencas/noticias/manejo-na-preservacao-da-fitossanidade-123330
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/96308/1/cpamt-wruck-0100-3364-2013.pdf
https://maissoja.com.br/a-economia-da-protecao-fitossanitaria-e-seus-desafios-da-protecao-fitossanitaria-e-seus-desafios/