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O que acontece se o acordo do corredor de grãos do Mar Negro não for estendido?

Um acordo que permite à Ucrânia exportar grãos através do Mar Negro expira em 17 de julho



Foto: Divulgação

Um acordo que permite à Ucrânia exportar grãos através do Mar Negro expira em 17 de julho e, com Moscou dizendo que não vê motivos para uma extensão, teme-se que possa entrar em colapso.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?

A Ucrânia é um grande produtor de grãos e oleaginosas e a interrupção de suas exportações com a eclosão da guerra empurrou os preços globais dos alimentos para níveis recordes. O acordo atual, fechado em julho de 2022, cerca de cinco meses após o início da guerra, ajudou a reduzir os preços e aliviar a crise global de alimentos.

Os grãos da Ucrânia também desempenharam um papel direto com 725.200 toneladas ou 2,2% dos suprimentos enviados pelo corredor usado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas como ajuda a países como Etiópia, Somália e Iêmen.

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O QUE ACONTECE SE ACABAR?

Os preços de alguns alimentos básicos provavelmente aumentariam, mas a situação é melhor do que nos meses após o início da guerra devido ao aumento da oferta de grãos de outros produtores, como a Rússia e o Brasil.

Os preços do trigo, principal ingrediente do pão, caíram cerca de 17% até agora este ano, enquanto o milho caiu cerca de 26%.

A atual crise alimentar global, no entanto, está longe de terminar. O WFP disse no mês passado que várias emergências se sobrepuseram, criando a maior e mais complexa crise humanitária e de fome em mais de 70 anos.

Em 2022, um recorde de 349 milhões de pessoas experimentaram fome aguda e 772.000 oscilaram à beira da fome, disse o WFP em uma revisão anual.

QUAL É O ESTADO DO SUPRIMENTO GLOBAL DE ALIMENTOS?

Os estoques globais de milho começaram a temporada 2021/22 em uma baixa de seis anos e, portanto, a invasão da Ucrânia pela Rússia, um dos maiores exportadores de milho do mundo, levou a um salto significativo nos preços.

Um aumento acentuado nas exportações do Brasil, no entanto, ajudou a aumentar a oferta junto com a exportação de quase 17 milhões de toneladas de milho pelo corredor.

O Departamento de Agricultura dos EUA previu que os estoques globais de milho até o final da temporada 2023/24 estarão no nível mais alto em cinco anos.

Os estoques globais de trigo estão mais apertados e estavam no menor nível em sete anos no final da temporada 2022/23, de acordo com dados do USDA, embora um leve aumento seja previsto em 2023/24.

O QUE ISSO SIGNIFICARIA PARA O PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL?

O PMA compra vários milhões de toneladas de produtos alimentares todos os anos, dos quais cerca de 75% são grãos.

Em 2021, as compras do PAM totalizaram 4,4 milhões de toneladas, sendo a Ucrânia sua principal fonte, fornecendo 20% do total. A Ucrânia fornece principalmente trigo e ervilhas partidas.

A maior parte dos alimentos vai para a África junto com alguns países da Ásia Ocidental, como o Iêmen, e, portanto, o PMA tende a obter a maior parte dos suprimentos da Europa Oriental, que é mais próxima do que os principais produtores da América do Norte ou do Sul.

O PMA embarcou 725.200 toneladas métricas através do corredor. Teria que procurar outro lugar se fechasse, potencialmente a um custo mais alto quando um déficit de financiamento já o forçou a reduzir atividades em alguns países.

O QUE FOI EXPORTADO?

Sob o pacto para criar um canal de navegação seguro, a Ucrânia conseguiu exportar 32,8 milhões de toneladas de produtos agrícolas, incluindo 16,8 milhões de toneladas de milho e 8,9 milhões de toneladas de trigo.

Antes do conflito, a Ucrânia exportava cerca de 25 a 30 milhões de toneladas de milho por ano, principalmente através do Mar Negro, e 16 a 21 milhões de toneladas de trigo. A capacidade de transportar grãos pelo Mar Negro sob o pacto foi limitada pela inclusão de apenas três portos.

POR QUE A RÚSSIA PODE SE RETIRAR DO PACTO?

A Rússia disse repetidamente que não vê motivos para estender o acordo. Ele argumenta que os compromissos assumidos para remover os obstáculos às exportações russas de alimentos e fertilizantes não foram cumpridos.

As demandas de Moscou incluíram a reconexão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema de pagamento SWIFT.

Outras demandas incluem a retomada do fornecimento de máquinas e peças agrícolas, o levantamento das restrições a seguros e resseguros, a retomada do oleoduto de amônia Togliatti-Odesa e o desbloqueio de ativos e contas de empresas russas envolvidas na exportação de alimentos e fertilizantes.

O CORREDOR PODE OPERAR SEM A RÚSSIA?

Os portos da Ucrânia foram bloqueados até o acordo ser fechado em julho do ano passado e não está claro se seria possível embarcar grãos se a Rússia se retirasse.

Os prêmios adicionais de seguro de risco de guerra, cobrados ao entrar na área do Mar Negro, aumentariam e os armadores poderiam relutar em permitir que seus navios entrassem em uma zona de guerra sem o consentimento da Rússia.

Fontes da indústria de seguros dizem que, por enquanto, não há mudanças nos acordos de cobertura, embora as condições possam mudar rapidamente. As apólices de seguro de risco de guerra precisam ser renovadas a cada sete dias para navios, custando milhares de dólares.

O CORREDOR É NECESSÁRIO SE AS COLHEITAS DA UCRÂNIA REDUZEM?

As exportações de grãos da Ucrânia devem cair na temporada 2023/24, depois que a guerra significou que os agricultores plantaram menos milho e trigo.

O Departamento de Agricultura dos EUA previu que as exportações de milho cairão para 19 milhões de toneladas, abaixo dos 27 milhões da temporada anterior e bem abaixo do recorde de 30,3 milhões embarcados na temporada 2018/19, quando representaram 17% do comércio global.

As exportações de trigo devem cair para 10,5 milhões de toneladas, abaixo dos 16 milhões da temporada anterior e bem abaixo do pico de 21 milhões em 2019/20, que representou 11% do comércio mundial.

Exportar mesmo esses volumes mais baixos de grãos através da União Europeia Oriental seria, no entanto, logisticamente difícil e caro, especialmente para as safras cultivadas nas regiões orientais da Ucrânia, que enfrentam uma jornada longa e difícil apenas para chegar à fronteira.

A UCRÂNIA PODE EXPORTAR MAIS GRÃOS ATRAVÉS DA UE?

A Ucrânia tem exportado volumes substanciais de grãos através dos países do leste da UE desde o início do conflito. Houve, no entanto, muitos desafios logísticos, incluindo diferentes bitolas ferroviárias.

Outra questão é que o fluxo de grãos ucranianos através do leste da UE causou inquietação entre os agricultores da região, que dizem ter prejudicado a oferta local e sido comprado por usinas, deixando-os sem mercado para suas colheitas.

Como resultado, a UE permitiu que cinco países - Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia - proibissem as vendas internas de trigo, milho, colza e sementes de girassol ucranianos, enquanto permitia o trânsito para exportação em outros lugares. Tal como está, será eliminado gradualmente em meados de setembro.

Colheitas maiores também são esperadas no leste da UE neste verão e portos importantes, como Constanta, na Romênia, devem ter dificuldades para lidar com o volume de grãos que provavelmente receberá, levando a congestionamentos e atrasos no transporte.

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