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O papel vital da logística de commodities

Desafios da logística de commodities no Brasil



Foto: Pixabay

A logística de commodities emerge como fator decisivo para alavancar a competitividade do Brasil no mercado externo, conforme enfatizam os especialistas Marcelo Lacerda e Pedro Schicchi, da hEDGEpoint. Como um dos principais produtores globais de alimentos, o país enfrenta desafios significativos, especialmente na eficiente movimentação de grãos entre as diversas regiões.

Desafios da logística de commodities no Brasil

Diante da disparidade geográfica entre os estados produtores e as principais infraestruturas de transporte, investimentos públicos e privados têm sido direcionados para enfrentar os desafios logísticos. Estados do Norte, como Mato Grosso e Goiás, testemunharam um notável aumento na capacidade produtiva nos últimos anos. Contudo, a concentração de ferrovias e portos nas regiões Sul e Sudeste demanda uma abordagem estratégica para otimizar o transporte de commodities.

Divisão Norte-Sul e investimentos atuais

Segundo dados do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), o transporte de cargas no Brasil é distribuído da seguinte forma:

Rodoviário: 67,61%
Ferroviário: 21,46%
Cabotagem: 7,96%
Hidroviário: 1,48%
Dutoviário: 1,42%

Embora as ferrovias representem uma parcela menor, mais de 45% das commodities agrícolas exportadas utilizam esse meio de transporte. As disparidades entre as malhas ferroviária e rodoviária acentuam-se entre os estados do Norte e do Sul, impactando diretamente a competitividade.

Investimentos estratégicos em logística

Marcelo Lacerda destaca a necessidade de investimentos estratégicos, como a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, uma iniciativa com mais de 2.300 quilômetros de extensão que conecta quatro regiões do país. A expansão das ferrovias é uma meta crucial do Plano Nacional de Logística (PNL 2035), visando responder por 40% do transporte de cargas até 2035.

Esses investimentos não apenas reduzem os custos de transporte, mas também impulsionam a economia de escala. O transporte ferroviário, por exemplo, oferece uma capacidade significativa, com um único comboio carregando cerca de 1000 toneladas de soja, equivalente a 30 caminhões em rodovias.

Desafios climáticos e soluções emergentes

Atualmente, desafios climáticos como a seca na Amazônia e as chuvas no Sul destacam-se na logística de commodities. A estiagem na Amazônia afeta as hidrovias, essenciais para o escoamento de toneladas de cargas. Por outro lado, as chuvas intensas no Sul impactam o Porto de Paranaguá, uma das principais rotas de exportação.

Importância da logística na competitividade internacional

Aprimorar a logística de commodities torna-se imperativo para consolidar a competitividade brasileira no mercado global. Investimentos contínuos e estratégicos não apenas reduzem as perdas no transporte rodoviário, mas também aproximam os produtores do Golfo do México, abrindo novas oportunidades de exportação.

A análise dos últimos 10 anos evidencia a eficácia desses investimentos, reduzindo significativamente os custos de entrega da soja brasileira em comparação com os Estados Unidos. Além disso, a melhoria na logística contribui para reduzir as perdas durante o transporte, aumentando a rentabilidade para os produtores.

O artigo é de  Marcelo Lacerda, chefe da mesa de Grãos/Algodão da hEDGEpoint no Brasil, e Pedro Schicchi analista de Grãos & Oleaginosas da hEDGEpoint

 

 

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