CI

O El Niño está enfraquecendo?

Mudança pode ocorrer no outono



Foto: Pixabay

Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) indicou que o próximo trimestre será mais seco do que o habitual nas províncias do noroeste, oeste e sul da Patagônia. Entretanto, na costa argentina e em Córdoba, são esperadas precipitações ligeiramente acima do normal. O relatório da organização, que apresenta previsões climáticas para os meses de fevereiro, março e abril, descreve que "o trimestre deverá ser mais seco do que o normal nas províncias do noroeste e também no oeste e sul da Patagônia".

O SMN especificou que "toda a Costa e Córdoba continuarão a ter condições úmidas, prevendo-se chuvas normais a acima do normal durante este trimestre". De acordo com os modelos climáticos, espera-se que o El Niño comece a enfraquecer ao longo deste outono, embora ainda esteja presente. Esta observação é relevante, pois nesta temporada, a influência do El Niño tende a se intensificar na Argentina, favorecendo novamente a ocorrência de precipitações na região Litorânea, de acordo com o SMN.

Quanto a Buenos Aires, La Pampa e Cuyo, "o sinal de cada categoria é semelhante, portanto, qualquer uma delas pode ocorrer. E no resto do país, são esperadas condições normais para esta época do ano." O SMN assegurou que, com a aproximação do outono, "a tendência da temperatura começa a mudar" e que, para este trimestre, "são esperadas condições quentes para a temporada nas províncias da NOA e no sul da Argentina, enquanto o resto da Patagônia, Cuyo, Córdoba e o Litoral terá alguns meses com valores entre o normal e acima do normal." Por sua vez, La Pampa e Buenos Aires permanecerão com condições de temperatura "típicas da época".
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.