CI

O conhecimento sobre a agricultura e o cuidado com o meio ambiente começam na escola

Na sala de aula, é vital despertar o interesse pela relevância da agricultura


Foto: Divulgação


Julliane Fuscaldi

Neste mês, celebramos o Dia do Estudante. Com as demandas do mundo moderno, em que a sustentabilidade está no centro das discussões, sobretudo quando pensamos no futuro das próximas gerações, é de extrema importância que as crianças, já no início da idade escolar, e adolescentes, possam ter contato com noções/informações da importância do campo e do agricultor em seu dia a dia e da conservação do meio ambiente. 

Na sala de aula, é vital despertar o interesse pela relevância da agricultura e do significativo papel do produtor rural, levando mensagens de como são produzidos os alimentos que estão em suas mesas e que são servidos nas escolas, além de mostrar que muitos materiais utilizados no dia a dia, como roupas, materiais escolares e outros itens também são oriundos do campo. Isto ajuda a valorizar a vida rural, desperta a admiração pelo homem do campo e a consciência ambiental já desde muito cedo, promovendo a cidadania. E estas atitudes podem ser benéficas para a própria agricultura, pois podem estimular o interesse dos estudantes pelo trabalho no campo, formando, quem sabe, futuros agricultores ou outros profissionais do agronegócio.

É papel das empresas, associações e demais envolvidos com o agronegócio levar este conhecimento aos estudantes e também toda a comunidade. Além de enriquecer as vidas daqueles que produzem e que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações, um dos compromissos da Corteva Agriscience é respeitar a natureza, e por meio da área de Boas Práticas Agrícolas, realiza diversas ações junto aos mais variados públicos, inclusive nas escolas. 

Um dos projetos é o Corteva Escola, que tem como objetivo orientar crianças e adolescentes que vivem em áreas rurais e urbanas sobre o papel do agricultor no cultivo de alimentos e demais produtos do agronegócio. Outra ação é o Corteva Natureza, que busca conscientizar esse mesmo público e demais interessados sobre a importância da biodiversidade e da sustentabilidade, o uso inteligente dos recursos naturais, visando garantir o futuro das próximas gerações. Ambos os projetos atingiram mais de mil alunos em 2023. E, além da conscientização ambiental, em alguns casos, também é promovida a inclusão digital por meio da doação de itens como computadores, projetores ou equipamento de som para as escolas.  

A Corteva acredita que as ações de sustentabilidade que envolvem toda a sociedade, como preservação da vegetação, do bioma, descarte correto de embalagens e o uso racional dos recursos, devem ocorrer naturalmente na vida das pessoas, assim como é natural construir o futuro das próximas gerações. Por isso, acreditamos na importância da conscientização sobre a agricultura e a valorização do homem do campo começar já nas escolas, já que os estudantes de hoje serão os profissionais, cidadãos e formadores de opiniões de amanhã.

Julliane Fuscaldi é Especialista de Boas Práticas Agrícolas na Corteva Agriscience

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.