Novo terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras (SP)
“O mercado brasileiro vem crescendo em relevância no cenário internacional"
A Louis Dreyfus Company (LDC) está construindo um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras (SP), com armazém de capacidade estática de 90 mil toneladas e fluxo de 500 toneladas/hora. O terminal, previsto para 2025, permitirá escoar açúcar ao Porto de Santos via ferrovia, reduzindo a dependência do transporte rodoviário.
Segundo João Paiva, Diretor Global de Portos e Hidrovias da LDC, o investimento trará uma alternativa logística competitiva, aproveitando a expertise do terminal de grãos já existente na região. Além disso, a operação deve ampliar em um milhão de toneladas a capacidade anual de transporte ferroviário de açúcar, reforçando a competitividade da LDC no Centro-Sul do Brasil.
O terminal operará em sinergia com o Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), impulsionando a eficiência logística. Guilherme Correia, Diretor da Plataforma de Açúcar da LDC na Região North Latam, destacou que o Brasil precisa expandir sua presença internacional com o aumento da produção de açúcar, o que justifica o investimento.
Com presença em Pederneiras há quase 20 anos no transporte de grãos, a LDC busca fortalecer sua posição no mercado com sinergias operacionais e maior utilização do modal ferroviário, otimizando custos e ampliando volumes destinados ao Porto de Santos.
“O mercado brasileiro vem crescendo em relevância no cenário internacional. As usinas do setor sucroenergético estão investindo mais em capacidade de cristalização. Com o aumento da produção de açúcar, o país precisará ganhar mercado internacional. É para isso que estamos investindo em fluxo logístico de exportação, tanto no portuário quanto no transbordo”, contextualiza Guilherme Correia, Diretor da Plataforma de Açúcar da LDC na Região North Latam.