Novo sensor consegue detectar se a carne está podre ou não
O biossensor é feito à base de papel sintético
Você já comeu algum alimento estragado e teve que parar no hospital, por causa de intoxicação alimentar? Esse problema pode estar com os dias contados, depois que cientistas criaram um sensor capaz de detectar se a carne está podre e evitar a tão temida intoxicação alimentar. O estudo foi publicado recentemente na revista científica CS Applied Bio Materials.
O biossensor feito à base de papel sintético, aponta a presença da putrescina, molécula orgânica responsável pelo cheiro que acompanha a carne podre. No organismo, o consumo desse corpúsculo pode levar a sintomas como diarreia e náusea. Os pesquisadores que fazem parte da Concordia University doCanadá, sentiram a necessidade de criar um produto mais acessível e confiável.
O biossensor funciona a partir do momento que a equipe coleta amostras de carne e adiciona ao papel desse pequeno dispositivo. Se a carne for considerada imprópria para consumo, a invenção aponta isso. Os estudiosos desenvolveram vários testes com carne bovina mantida em diferentes temperaturas.
O dispositivo poderá ser usado também para auxiliar no diagnóstico de câncer e outras doenças.