Novo método “CRISPR-Combo” potencializa edição de genomas
“As possibilidades são realmente ilimitadas em termos de características que podem ser combinadas”
Há dez anos, uma nova tecnologia chamada CRISPR-CAS9 permitiu aos cientistas alterar o código genético dos organismos vivos. Por mais revolucionária que fosse, a ferramenta tinha suas limitações. Como os primeiros telefones celulares, que só podiam realizar uma função, o método CRISPR original pode realizar apenas uma função: remover ou substituir genes em uma sequência genética.
As iterações posteriores do CRISPR foram desenvolvidas para outra função que permitia aos cientistas alterar a expressão dos genes ligando-os ou desligando-os, sem removê-los do genoma. Mas cada uma dessas funções só poderia ser realizada independentemente nas plantas.
Agora, cientistas da Faculdade de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade de Maryland desenvolveram o "CRISPR-Combo", um método para editar vários genes em plantas e alterar simultaneamente a expressão de outros genes. Essa nova ferramenta permitirá que combinações de engenharia genética trabalhem juntas para melhorar a funcionalidade e melhorar a reprodução de novas culturas.
“As possibilidades são realmente ilimitadas em termos de características que podem ser combinadas”, disse Yiping Qi, professor associado do Departamento de Ciências Vegetais e Arquitetura da Paisagem e coautor do estudo. “Mas o que é realmente empolgante é que o CRISPR-Combo apresenta um nível de sofisticação à engenharia genética de plantas que não tínhamos antes”.
Os benefícios de manipular mais de um gene por vez podem superar em muito os benefícios de qualquer manipulação isolada. Por exemplo, imagine que uma praga varre os campos de trigo, ameaçando os meios de subsistência dos agricultores e a segurança alimentar. Se os cientistas pudessem remover um gene do trigo que o torna suscetível à praga e, ao mesmo tempo, ativar genes que encurtam o ciclo de vida da planta e aumentam a produção de sementes, eles poderiam produzir rapidamente trigo resistente à praga antes que a doença tivesse a chance de se espalhar. causar muito dano.