Novas evidências dos benefícios da farinha integral
"Os cereais integrais são fundamentais na dieta ocidental"
Cientistas encontraram novas evidências reforçando a importância dos grãos integrais na dieta. A farinha de trigo integral retém mais nutrientes do que a refinada, com pães feitos desta última contendo até três quartos menos minerais essenciais. Moagem e panificação reduzem a vitamina E em ambos os tipos de farinha. Os dados foram apresentados na reunião anual da American Society for Nutrition 2024, segundo o Nutrition Insight.
Monitorar o teor de nutrientes de um produto, desde a produção agrícola até a mesa, é crucial para avaliar sua contribuição para a dieta. "Nossa abordagem experimental demonstrou que tanto a moagem quanto o cozimento têm efeitos significativos nos níveis de nutrientes da farinha de trigo e do pão", afirma o Dr. David Killilea, pesquisador da Universidade da Califórnia, em São Francisco.
"Os cereais integrais são fundamentais na dieta ocidental, e apoiamos fortemente a promoção do seu consumo. Processos que aumentam a densidade nutricional dos produtos à base de trigo devem ser incentivados, enquanto aqueles que a reduzem precisam ser compreendidos", destacou.
Os pesquisadores moeram grãos de trigo cru para produzir três tipos de farinha: farinha de trigo integral por moagem de pedra, farinha de trigo integral reconstituída por moinho de rolos e farinha branca refinada, da qual o farelo e o germe foram removidos. Com essas farinhas, fizeram pão e avaliaram os níveis de minerais essenciais, oligoelementos, carotenóides e vitamina E em cada etapa do processo.
Nas farinhas de trigo integral, os níveis de minerais essenciais permaneceram constantes do grão ao pão, com alguns micronutrientes até aumentando durante o processamento. Em contraste, a farinha refinada e o pão tiveram uma redução de 72% no teor de minerais essenciais e 64% nos micronutrientes comparados às amostras de grãos integrais.