Nova doença da banana alerta a África
A murcha de Fusarium está avançando em Moçambique
Um novo fungo da banana está se espalhando rapidamente pelo mundo. Chegou à África há uma década e o avanço da doença representa uma ameaça à segurança alimentar da África, revela um estudo genético realizado pela Universidade e Pesquisa de Wageningen (WUR) e pela Universidade de Utrecht. O professor de patologia vegetal Gert Kema e seus colegas soam o alarme.
A murcha de Fusarium está avançando em Moçambique, onde a cepa dominante TR4 está afetando os produtores de banana. Mas este não é o único país afetado; Na última década, a doença se espalhou da Ásia para a América do Sul e África. Após os primeiros relatórios de Moçambique em 2013, nenhum outro relatório foi feito por muitos anos. “A doença parecia estar sob controle na África. No entanto, soubemos que infelizmente não é esse o caso”, suspira Gert Kema, que dirige o Laboratório de Fitopatologia.
O novo estudo foi conduzido pelo Ph.D. de Kema. O estudante Anouk van Westerhoven e o cientista de bioinformática e dados Michael Seidl, da Universidade de Utrecht, em colaboração com um pesquisador local, mostram que o fungo TR4 se espalhou por pelo menos 200 quilômetros do plantio original. A pesquisa genética mostra que as cepas encontradas em diferentes locais estão intimamente relacionadas, o que significa que o patógeno encontrado em Moçambique tem uma única origem.
“Afinal, aquele primeiro surto não foi controlado. A doença continua a se espalhar, mesmo entre pequenos agricultores e pessoas que têm bananeiras em suas roças. Eles provavelmente não reconhecem a doença e, como resultado, não podem tratá-la adequadamente. ”, diz Van Westerhoven.