NOAA aumenta probabilidade de La Niña para 77% na primavera de 2024
A expectativa de uma transição para a La Niña após um forte El Niño é consistente
De acordo com as previsões da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), existe uma probabilidade significativa de transição do El Niño para uma condição de Neutralidade até o período de abril a junho de 2024, com 79% de chance. Notavelmente, as projeções indicam uma crescente probabilidade de desenvolvimento da La Niña no trimestre de junho a agosto de 2024, com chances de 55%.
Esta previsão se destaca ainda mais ao observarmos que as probabilidades de estabelecimento da La Niña aumentam para 77%, na primavera, no trimestre de setembro a novembro de 2024, evidenciando uma tendência significativa para essa condição climática.
Probabilidades para o El Niño (Vermelho), Neutralidade (Cinza) e La Niña (Azul), nos trimestres corridos para 2024. Fonte: NOAA
Este panorama emerge em um contexto onde as temperaturas da superfície do mar se mantiveram acima da média na maior parte do Oceano Pacífico equatorial, apesar de um enfraquecimento observado nas anomalias de temperatura na região leste e centro-leste.
A expectativa de uma transição para a La Niña após um forte El Niño é consistente com tendências históricas, reforçando a atual previsão. Apesar da existência de incertezas quanto ao exato cronograma dessas transições, a equipe de previsão alinha-se com as orientações dos modelos mais recentes, que apontam para um aumento gradual na probabilidade da ocorrência da La Niña conforme avançamos para o final de 2024.