CI

No último mês da safra, exportações do melão surpreendem

Volume de março aumenta 38% frente ao mesmo mês do ano passado



Foto: Pixabay

Em março, geralmente as exportações brasileiras de melão se reduzem, devido ao fim da safra. Cenário que ocorreu na atual campanha 2022/23, mas em menor proporção, já que o volume exportado conseguiu ser superior ao do mesmo mês do ano passado. Tomando como base os dados da Secex, a quantidade embarcada em março foi de pouco mais de 20 mil toneladas, diminuição de 7% em comparação com fevereiro, mas 38% maior ao do período do ano anterior.

O ocorrido contrariou a tendência da safra 2022/23 como um todo, já que os outros meses registraram números menores do que a anterior. E, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, se deve à uma oportunidade relacionada ao desabastecimento do mercado da Europa (principal destino) e ao atraso da colheita na América Central (importante concorrente), em decorrência de problemas climáticos. Assim, houve preferência pelos envios de melão brasileiro ao exterior.

DESTINOS - Em março, os principais destinos brasileiros de melão foram: Espanha em primeiro lugar, que comprou 41% do total exportado pelo Brasil, Holanda em segundo, com 28%, e Reino Unido em terceiro, com 26%. Vale ressaltar que, ao longo da atual campanha, o topo do ranking praticamente não mudou, havendo grande importância desses países.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.