Níveis do Guaíba podem ultrapassar cota de inundação no fim de semana
Tendência de diminuiçãoé apenas no final da próxima semana
Os cenários de previsão do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS indicam que os níveis do Guaíba permanecerão acima da cota de alerta nos próximos dias. Oscilações causadas pelos ventos podem elevar os níveis, chegando à cota de inundação no fim de semana, caso os ventos mais fortes se confirmem. A tendência é de diminuição para abaixo do nível de alerta apenas no final da próxima semana, dependendo dos ventos, chuvas previstas e volumes afluentes dos rios.
De acordo com o IPH, o nível do Guaíba está em torno de 3,28 metros na régua Usina do Gasômetro, 13 cm acima da cota de alerta e 32 cm abaixo da cota de inundação. O pico máximo registrado este ano foi de 5,35 metros no dia 5 de maio. Desde então, o nível reduziu lentamente devido ao escoamento dos rios afluentes e episódios de represamento pelo vento sul, chegando a 2,48 metros em 14 de junho. Recentemente, houve uma nova elevação para 3,28 metros no dia 20 de junho, estabilizando-se durante o final de semana e subindo novamente devido ao vento sul, atingindo 3,41 metros. Atualmente, o nível permanece estável nas últimas 12 horas.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Os rios afluentes ao Guaíba apresentaram elevações significativas devido às fortes chuvas recentes. O Taquari, que inicialmente apresentou elevação, já está em redução, enquanto o Caí mostra sinais de elevação. O Jacuí continua elevado, mas subindo lentamente, e o Gravataí também está elevado, porém em redução lenta. As precipitações nas últimas 24 horas variaram entre 20 a 40 mm nas principais bacias do Guaíba, com previsão de tempo chuvoso nos próximos 10 dias. Espera-se volumes de até 50 mm nos próximos 5 dias e até 100 mm nos próximos 10 dias, com ventos fortes retornando na direção sul hoje, virando para norte entre quinta e sexta-feira, e retornando ao sul entre sexta e sábado.
Os cenários de previsão do IPH indicam a manutenção dos níveis do Guaíba acima da cota de alerta nos próximos dias, com possíveis elevações adicionais devido aos ventos. Caso os ventos mais fortes se confirmem, o nível pode chegar à cota de inundação no final de semana.
MAIS: Região Sul do Brasil se prepara para o maior frio do ano com temperaturas negativas