CI

Muita gente já perdeu lucro com a soja: O QUE FAZER?

“Assim, nossa recomendação é ir fixando preços cada vez que Chicago chegar próximo de $14200"


Foto: Agrolink

De acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica, o mercado de soja continua andando de lado nos últimos 18 meses, com as raras exceções acontecendo para baixo e não para cima, diante dos fundamentos baixistas. Além disso, a possibilidade de elevação da oferta dos Estados Unidos (vide último relatório do USDA), Argentina e Brasil e o clima continuam sendo o fator a ser seguido de perto.

“Assim, nossa recomendação é ir fixando preços cada vez que Chicago chegar próximo de $14200. Que corresponde a aproximadamente R$ 156,50/saca, que seria o teto desta temporada, como mostra o gráfico acima e que já se apresentou três vezes até o momento. Se aceitarmos os custos do DERAL-PR com o parâmetro, estimado em R$ 114,87/saca, este valor de R$ 156,50 conteria um lucro de 36,24%, bem razoável. E se subir mais? Esta é uma pergunta que não deve ser feita: muita gente já perdeu lucros fantásticos como este, por buscar uma possibilidade que nunca chegou. Não corra atrás de preço, corra atrás de lucro!”, completa.

Nesse contexto, a boa produção do Sul pode compensar a quebra no norte. “Apesar dos cortes, há expectativa de que os volumes sejam compensados, ao menos em parte, com a safra dos Estados mais produtivos da região Sul: Paraná e Rio Grande do Sul. O presidente da Agroconsult, André Pessôa, disse que o pessimismo em relação ao clima não considera a situação das lavouras da região, que estão indo muito bem. Esta consultoria, que percorre fisicamente as lavouras brasileiras através do seu Rally da Safra,estima que o Brasil deverá produzir 161,6 milhões de toneladas de soja em 2023/24. Segundo Pessôa, esse potencial deverá ser atingido em função da área e de recuperações no Sul”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.