CI

Mudanças climáticas e o impacto do "Super El Niño"

Segundo o metereologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, os impactos dos “Super El Niños” na sociedade são significativos



Foto: Divulgação

Os eventos de “Super El Niño” são caracterizados por anomalias extremamente fortes na temperatura da superfície do mar, em geral mais de +2.5°C acima da média histórica, que na região do Oceano Pacífico Equatorial. Esses eventos são diferentes dos El Niños regulares e têm impactos mais poderosos.

Segundo o metereologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, os impactos dos “Super El Niños” na sociedade são significativos. Eles causam anomalias climáticas globais que levam a secas catastróficas em várias regiões do mundo e a uma queda significativa na produção global de alimentos. Além disso, eventos extremos de El Niño, como os de 1972, 1982 e 1997, causaram o colapso da indústria pesqueira do Peru devido às temperaturas extremamente quentes no Pacífico equatorial oriental distante.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.

Diversos artigos científicos sugerem que o aquecimento global pode intensificar os eventos de El Niño, tornando-os mais fortes e duradouros. Esses eventos mais intensos, chamados de Super El Niños, geram extremos climáticos globais que estão associados a anomalias excepcionais de temperatura, eventos extremos e de precipitação em muitas áreas terrestres. 

Veja também: El Niño pode ser o mais forte de todos os tempos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.