Mudanças climáticas e o impacto do "Super El Niño"
Segundo o metereologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, os impactos dos “Super El Niños” na sociedade são significativos
Os eventos de “Super El Niño” são caracterizados por anomalias extremamente fortes na temperatura da superfície do mar, em geral mais de +2.5°C acima da média histórica, que na região do Oceano Pacífico Equatorial. Esses eventos são diferentes dos El Niños regulares e têm impactos mais poderosos.
Segundo o metereologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, os impactos dos “Super El Niños” na sociedade são significativos. Eles causam anomalias climáticas globais que levam a secas catastróficas em várias regiões do mundo e a uma queda significativa na produção global de alimentos. Além disso, eventos extremos de El Niño, como os de 1972, 1982 e 1997, causaram o colapso da indústria pesqueira do Peru devido às temperaturas extremamente quentes no Pacífico equatorial oriental distante.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
Diversos artigos científicos sugerem que o aquecimento global pode intensificar os eventos de El Niño, tornando-os mais fortes e duradouros. Esses eventos mais intensos, chamados de Super El Niños, geram extremos climáticos globais que estão associados a anomalias excepcionais de temperatura, eventos extremos e de precipitação em muitas áreas terrestres.
Veja também: El Niño pode ser o mais forte de todos os tempos.