MT: Ferronorte irá até Cuiabá e Lucas do Rio Verde
A extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garantiu que a Ferronorte vai ser expandida até Cuiabá e depois Lucas do Rio Verde. Hoje a ferrovia que liga Sudeste e Centro-Oeste é de propriedade da Rumo Logística. Tem 755 km de extensão, passando pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ligando Santa Fé do Sul (SP) à Rondonópolis (MT).
A extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões pela concessionária Rumo e deverá ser a primeira ferrovia brasileira a ser construída pelo regime simplificado de autorização. De acordo com o projeto acordado pelos senadores com o Ministério da Infraestrutura, a empresa irá expandir os trilhos de Rondonópolis, onde possui o maior terminal de cargas da América do Sul, em direção a Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Terrenos para isso já teriam sido adquiridos.
A aprovação do novo Marco Regulatório das Ferrovias pelo Senado, tem votação prevista para o dia 24. De acordo com a assessoria, uma série de emendas será apresentada ao projeto original. A previsão de expedição da autorização para o início das obras é entre o final de abril e o início de maio.
Desde sua inauguração, a Ferronorte se consolidou como parte do principal corredor de exportação do agronegócio brasileiro, sendo responsável pelo escoamento de grande parte dos grãos produzidos no Oeste do país.