MT: farelo e óleo de soja registram alta
Aumento dos preços do farelo é atribuído à alta nas cotações desse produto na bolsa de Chicago
No mês de outubro de 2023, os preços médios do farelo e do óleo de soja em Mato Grosso (MT) apresentaram variações notáveis, com um aumento de 3,12% e 0,38% em comparação com o mês anterior. Os valores finais atingiram R$ 2.120,83 por tonelada para o farelo e R$ 4.403,25 por tonelada para o óleo.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que, o aumento dos preços do farelo é atribuído à alta nas cotações desse produto na bolsa de Chicago. Já o óleo de soja viu seu valor subir devido à valorização do petróleo Brent, um fator relevante para o mercado de óleo de soja.
Entretanto, mesmo com o aumento mensal, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, as cotações dos subprodutos da soja mostraram uma desvalorização significativa de 12,94% para o farelo e 32,39% para o óleo. Esse recuo foi principalmente influenciado pela queda nos preços da soja em grão. Até o dia 27 de outubro, a média da soja em grão registrou uma redução de 12,55% em comparação com o mesmo período de outubro do ano anterior.
Vale lembrar que o aumento nos preços mensais dos subprodutos teve um impacto positivo na margem bruta das indústrias em outubro de 2023, apresentando um avanço de 4,49% em comparação com o mês anterior.