MT: esmagamento de soja atinge 1,03 milhão de toneladas
Preço da soja pressiona margem bruta das indústrias
O setor de esmagamento de soja em Mato Grosso alcançou resultados expressivos em outubro de 2024. O volume processado atingiu 1,03 milhão de toneladas, um crescimento de 3,48% em relação ao mesmo mês de 2023 e 18,18% acima da média dos últimos três anos, conforme análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
No acumulado de janeiro a outubro de 2024, o estado registrou 10,48 milhões de toneladas esmagadas, marcando um aumento de 6,18% em comparação com o mesmo período do ano passado. Durante o ano, apenas nos meses de janeiro e setembro o processamento ficou abaixo de 1,00 milhão de toneladas, destacando o ritmo consistente das indústrias locais.
Segundo a Imea, o crescimento reflete, principalmente, o aumento da capacidade de processamento e a elevação da demanda por óleo e farelo de soja. No entanto, a margem bruta das indústrias registrou recuo em outubro, atingindo R$ 396,79 por tonelada, o que representa uma queda de 14,77% em relação a setembro. Essa redução foi atribuída à valorização do preço da soja, que superou os aumentos nos valores dos coprodutos.