MT: escalas de abate caem para menor média em três anos
Exportações de carne bovina crescem 40% no estado
De acordo com a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), as escalas de abate em Mato Grosso registraram uma média de 7,14 dias úteis na parcial de novembro de 2024 (até o dia 14). Este é o menor patamar observado desde julho de 2021, marcando uma queda mensal de 16,36%.
No comparativo anual, o recuo foi de 15,44% em relação ao mesmo período de novembro de 2023. Esse encurtamento das escalas reflete a forte demanda pelo boi gordo, tanto no mercado interno quanto no externo.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
A demanda internacional, em particular, se destacou em outubro de 2024, quando o estado exportou 79,83 mil toneladas equivalente carcaça, um aumento de 19,43% em relação a setembro e um expressivo avanço de 40,37% na comparação com outubro do ano anterior, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O dinamismo da demanda pela carne bovina tem sido o principal fator para a sustentação dos preços em Mato Grosso, consolidando o estado como um dos maiores exportadores do setor no Brasil.