CI

MT: corte no rendimento da safra gera preocupações com despesas

O estado enfrenta desafios na safra 23/24, com o corte no rendimento da soja elevando a preocupação dos produtores em relação às despesas


Foto: Arquivo Agrolink

O estado de Mato Grosso enfrenta desafios na safra 23/24, com o corte no rendimento da soja elevando a preocupação dos produtores em relação às despesas. A produtividade média estimada, de 53,59 sacas por hectare, já não Cobre o ponto de equilíbrio do Custo Operacional Total (COT), estimado em 54,73 sacas por hectare.

De acordo com os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), para alguns produtores, a situação é ainda mais crítica, pois não travaram os custos e não realizaram vendas da produção, enquanto outros enfrentam a possibilidade de colher uma produtividade abaixo da média estadual. O cenário para a safra 24/25 apresenta perspectivas desafiadoras, com estimativas de aumento nas despesas em relação à safra anterior e preços futuros da soja mais baixos, atingindo uma média de R$ 112,31 por saca em dezembro de 2023.

Com o COT projetado em R$ 6.319,73 por hectare, os produtores terão que alcançar uma média de 62,06 sacas por hectare no ciclo 24/25 para cobrir as despesas. Diante dessa realidade na safra 23/24 e do cenário desafiador para o próximo ciclo, especialistas recomendam que os produtores ajustem seus custos de forma minuciosa para aproveitar as oportunidades de mercado e minimizar os riscos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.