CI

MS: Sojicultores devem concluir plantio até 13 de janeiro

A extensão do prazo visa proporcionar flexibilidade aos agricultores para enfrentar os desafios impostos por esse cenário



Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou a alteração no calendário de semeadura da soja no estado. Com a prorrogação, os agricultores sul-mato-grossenses ganham um novo prazo, estendido até o dia 13 de janeiro de 2024, para concluir o plantio. A medida foi adotada após pedido da Associação dos Produtores de soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul).

A decisão é uma resposta direta às condições climáticas adversas que marcaram este ano como atípico. De acordo com o boletim do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul (Siga MS), estima-se um crescimento de 6,5% na área cultivada, atingindo 4,265 milhões de hectares, com uma produção prevista de 13,818 milhões de toneladas. Isso é resultado de uma produtividade estimada de 54 sacas por hectare.

O clima desfavorável, caracterizado por temperaturas recordes e períodos de veranicos devido à escassez de chuvas, impactou significativamente o desenvolvimento da cultura da soja no estado. A extensão do prazo visa proporcionar flexibilidade aos agricultores para enfrentar os desafios impostos por esse cenário, especialmente considerando que a área plantada estava abaixo das expectativas.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.