CI

Ministro é favorável à expansão do biodiesel no CNPE

“O CNPE é uma instância de debates entre ministérios e de tomada de decisão do governo"


Foto: COFCO

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Luiz Paulo Teixeira Ferreira, afirmou que votará favorável à expansão do biodiesel no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Ele fez essa afirmação em audiência no MDA, nesta 3ª feira (28/2), para a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), representada pelo presidente, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), e pelo vice-presidente deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP). 

O deputado Alceu Moreira defendeu junto ao ministro que o CNPE deve buscar analisar o biodiesel como centro de uma política pública para beneficiar os brasileiros e o país. Segundo o presidente da FPBio, o biodiesel é um produto que gera benefícios diretos e indiretos em várias áreas, como na movimentação da economia, na geração de empregos, renda e na fixação da população no campo, na redução de emissão de poluentes, na saúde pública e no custo de vida. 

“O CNPE é uma instância de debates entre ministérios e de tomada de decisão do governo. O biodiesel deve ser analisado em razão de todos esses efeitos positivos e não apenas como um importante e necessário combustível”, afirmou Alceu Moreira. “No governo eu vou advogar a favor desta tese do setor de biodiesel”, afirmou em resposta o ministro do MDA. 

O deputado Orlando Silva cumprimentou o ministro pela atitude e disse estar confiante que “o CNPE irá propor um calendário de aumento de mistura do biodiesel ao diesel de forma escalonada, de acordo com a capacidade de produção da indústria do biodiesel, com previsibilidade e segurança jurídica”. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.