CI

Ministro da Agricultura recebe japoneses para discutir fornecimento de álcool



O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, recebe hoje (29-08), às 14h, os senadores japoneses Junitchi Fukumoto e Tsutomu Yamazaki, representantes da Liga Parlamentar do Japão para uma Sociedade Sustentável. Esta liga é composta por 92 parlamentares dos quais 67 deputados e 25 senadores e presidida pelo ex-primeiro-ministro japonês, Ryutaro Hashimoto. O encontro terá a presença do embaixador do Brasil no Japão, Tadashi Ikeda.

Eles vêm discutir uma parceria entre o Brasil e o Japão para um programa constante e estável de fornecimento de álcool para mistura na gasolina. Os japoneses querem saber se o Brasil tem condições de assegurar o fornecimento do produto em volumes que venha a atender suas necessidades. A partir de ontem, os japoneses já podem usar 3% de álcool na gasolina, podendo esta mistura chegar a 10%.

O consumo de gasolina no Japão é de 60 bilhões de litros por ano atualmente. Isso significa que o Japão vai precisar imediatamente de 1,8 bilhão de litros de álcool. Caso o percentual chegue a 10%, serão necessários 6 bilhões de litros por ano. Segundo técnicos do Ministério da Agricultura, se a mistura do álcool na gasolina for bem sucedida no Japão, abrirá espaço para outros mercados como Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, China, Tailândia e Índia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.