CI

Ministério da Fazenda pretende reduzir TEC do arroz para 2%



O Ministério da Agricultura discutiu nesta quarta-feira (16-07) a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz, informou a Agência Brasil. A proposta foi apresentada pelo Ministério da Fazenda que justificou a redução para 2% tanto para o arroz em casca quanto para o beneficiado. Atualmente as taxas de importação são de 11,5% e 13,5%, respectivamente. O motivo da redução é o alto preço do produto no mercado interno, visto que o Brasil não produz o suficiente para atender o consumo no país. O secretário de Política Agrícola do ministério, Ivan Wedekin, afirmou que a quantidade importada seria de 800 mil toneladas de arroz em casca até 31 de janeiro de 2004. O secretário disse, também, que a demanda no mercado interno brasileiro é de 1,5 milhão de tonelada.

O presidente da Associação Brasileira da Cadeia Produtiva do Arroz (Abrarroz), Artur Albuquerque, destacou que a taxa de 2% vai reduzir ainda mais a produção do produto no mercado brasileiro, pois vai desestimular os orizicultores. Por enquanto, o assunto será tratado no âmbito do ministério, mas depois será levado à reunião da Comissão de Comércio do Mercosul, prevista para a primeira quinzena de agosto no Uruguai. Isso porque o Brasil possui, em acordo com os parceiros do bloco, uma tarifa externa comum e, portanto, precisa avisá-los de possíveis alterações. As informações são da Agência Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.