Minas Gerais produz mais de 22 milhões de sacas de café
O Estado também promove entre os dias 16 a 18 de novembro, a 10ª edição da Semana Internacional do Café
Minas Gerais é a maior produtora de café do país, a safra de 2022, apesar dos fatores climáticos e queda na produtividade, manteve a posição de principal fornecedora de café do Brasil, segundo informações da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa).
A cafeicultura mineira também pode ser afeta nos próximos anos pelo déficit hídrico, alerta o secretário de Estado da Agricultura Thales Almeida Pereira Fernandes. Mesmo com as adversidades, a safra mineira de 2022, obteve resultados maiores que a de 2021, com 22,03 milhões de sacas do grão este ano. O ano passado, os cafeicultores colheram 21,45 milhões de sacas no mesmo período.
Minas Gerais conta com uma rede de apoio aos cafeicultores, entre eles programas de qualificação profissional, desenvolvido por diversas entidades que trazem resultados positivos aos cafezais. O Programa Certifica Minas Café é um exemplo disso, o estado também promove o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, além do Circuito Mineiro de Cafeicultura.
O Estado também promove entre os dias 16 a 18 de novembro, a 10ª edição da Semana Internacional do Café.