CI

Minas Gerais inicia vacinação contra aftosa



Minas Gerais detém um dos maiores rebanhos bovinos do país e grande parte dos 326 mil pecuaristas do estado tem pequenas propriedades rurais. Essa característica compromete e dificulta a disseminação das campanhas de vacinação do gado. Uma parceria entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento do estado e a Vallée, empresa de saúde animal, tem por objetivo sanar essa dificuldade com a implantação do Programa de Formação de Agentes de Saúde Agropecuária (Pasa), que irá atender diversas regiões de Minas.

Vantagem

"O ganho da Vallée será aquecer o mercado de insumos veterinários, já que mais proprietários irão contratar o serviço e mais animais poderão ser vacinados", afirmou Antônio Pazetto, gerente de marketing da empresa.

Um piloto do projeto está sendo testado em Montes Claros. O modelo, caso seja aprovado, deverá se expandir por as demais regiões do estado. Serão formados mil agentes para vacinar 100% do rebanho bovino nas regiões de Montes Claros, Almenara e Teófilo Otoni. A partir de 2004, o Pasa será levado a outras regiões.

Brucelose

O Pasa piloto já contribuiu para um aumento médio de 55% nos índices de vacinação contra Brucelose, com o incremento de 41% no que diz respeito ao número de criadores atendidos. Com isso, foi possível proporcionar uma significativa economia para o produtor.

"O foco é ampliar o combate à febre aftosa, brucelose e raiva até 2004", diz Altino Rodrigues Neto, diretor geral do IMA. O projeto irá atender 161 municípios, 58.534 propriedades rurais e 4,2 milhões de cabeças de gado.

Material

A Vallée vai fornecer material didático, os instrutores, pistolas e outros equipamentos. Também serão realizadas palestras de sensibilização e conscientização para produtores e trabalhadores rurais. A intenção é difundir todos os serviços disponíveis, o que poderá, inclusive, ajudar na vacinação

"Além disso, os futuros agentes serão treinados para o manejo correto de equipamentos, terão noções sobre leis sanitárias e cuidados com o meio ambiente. Serão, ainda, orientados sobre a inter-relação da saúde animal com a saúde pública", diz Pazetto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.