CI

Milho vem em bons ventos no cenário global

Monitoramento revela condição excepcional no Brasil



Foto: Agrolink

À medida que avançamos no ciclo de cultivo do milho em 2023, o mais recente boletim do Global Crop Monitor do GEOGLAM revela um quadro diversificado de condições agrícolas em todo o mundo. Desde o clima excepcionalmente favorável no Brasil até as dificuldades relacionadas ao clima seco nos Estados Unidos e na União Europeia, os agrônomos e agricultores enfrentam cenários distintos que exigem estratégias adaptadas.

O Brasil concluiu a colheita da safra de verão sob condições excepcionais. Os agricultores agora direcionam suas atenções para a plantação da safra de primavera na principal região produtora do sul. As condições climáticas têm sido generosas, criando um ambiente propício para o cultivo e colheita.

Na Argentina, o plantio da safra antecipada está em andamento nas províncias do leste. Chuvas recentes têm beneficiado a emergência da cultura, equilibrando a necessidade de umidade para um desenvolvimento ideal.

Os Estados Unidos enfrentam um clima desafiador, especialmente nas regiões do Meio-Oeste e Nordeste, onde o clima seco está se tornando uma preocupação. Embora algumas áreas tenham se recuperado de secas anteriores, a falta de chuva permanece uma preocupação em regiões cruciais para o cultivo de milho.

O México está lidando com uma combinação de seca e estresse térmico, que está impactando o desenvolvimento das culturas. As regiões costeiras do noroeste e sudeste são exceções, com condições mais favoráveis graças a padrões climáticos locais.

Tanto o Canadá quanto a China experimentam condições climáticas favoráveis. Em Ontário, o início da temporada foi beneficiado por boas chuvas, enquanto na China, chuvas recentes aliviaram áreas anteriormente deficitárias.

Na Índia, os cultivos nas regiões central e oeste mostraram melhorias após impactos secos anteriores, mas as preocupações persistem no sul. Na União Europeia, enquanto a maioria das áreas apresenta condições favoráveis, rendimentos ruins são esperados em Bulgária e Romênia devido ao clima seco e quente, e na Grécia devido à passagem da Tempestade Tropical Daniel.

Na Ucrânia, as condições continuam favoráveis, com exceção das áreas afetadas por conflitos. Na Federação Russa, a colheita continua sob condições mistas, com alguma secura agora impactando partes da região do Volga.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.