Milho progride timidamente no RS
As lavouras encontram-se atualmente na fase de desenvolvimento vegetativo
A expansão da área cultivada avançou timidamente, alcançando 65% da projeção para a Safra 2023/2024 no Rio Grande do Sul, estimada em 817.521 hectares. Conforme informações do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a frequência das chuvas e os períodos prolongados de umidade constante, especialmente na metade Norte do Estado, têm limitado um progresso mais expressivo. As lavouras encontram-se atualmente na fase de desenvolvimento vegetativo, sendo crucial um período com maior incidência de radiação solar para promover um crescimento vigoroso e robusto.
Veja também: Comercialização de milho na safra 22/23 e 23/24
Na região de Santa Rosa, o plantio do milho atingiu 81% da área planejada, reservando os restantes 19% para a safrinha em janeiro. Produtores que utilizam insumos mais intensivos aproveitaram o período de estiagem no final da semana para aplicar Fungicidas, visando garantir uma produtividade superior. A população de cigarrinhas permanece controlada, sem relatos de infestações desde as últimas chuvas intensas. Perdas devido ao granizo são pontuais, variando em intensidade, mas podem aumentar devido ao desenvolvimento desfavorável das lavouras.
A área destinada ao cultivo de milho para silagem é estimada em 364.291 hectares, com uma produtividade prevista de 39.088 kg/ha. A cultura encontra-se em fase de implantação, apresentando um escalonamento de plantio, com algumas regiões optando pelo cultivo em períodos mais tardios. Até o momento, 35% da área planejada foi semeada.