Milho avança em ritmo inferior da última safra
Colheita de milho está avançando por todo o Brasil
A colheita de milho está avançando por todo o Brasil, segundo dados de monitoramento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Mato Grosso, a colheita se mantém intensa, ultrapassando mais da metade (51,6%) da área semeada, de acordo com o levantamento atualizado em 8 de julho, apresentando um crescimento significativo em relação à mesma semana do mês passado, quando estava em 35,9%.
Já no Paraná, a colheita iniciou de forma mais tímida, estando ainda em 3,0%. Em Mato Grosso do Sul, os produtores estão aproveitando o clima mais seco para que os grãos percam a umidade naturalmente, mas o percentual de colheita ainda é baixo, atingindo 4,0%, ante 2,0% na semana anterior.
Em Goiás, onde a colheita está um pouco atrasada devido a dificuldades na comercialização, registrou-se um progresso notável, saindo de 7,0% para 13,8% na última semana. Entretanto, ainda está aquém dos 24,0% registrados no mesmo período da safra passada.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
Em São Paulo, 90% das lavouras encontram-se em maturação, mas ainda não foram registrados dados de colheita efetiva. Minas Gerais, por sua vez, com um clima mais seco que permitiu um maior avanço nas operações de colheita, saltou de 9,0% para 18,0%, embora a falta de espaço nos armazéns em algumas regiões esteja atrasando a retirada do cereal do campo.
No Tocantins, o progresso na colheita ficou estável em 40,0%, o mesmo percentual registrado na safra passada neste período, com muitos produtores armazenando o milho em silos bolsas. O Maranhão apresentou um avanço considerável, saltando de 22,0% para 36,0%, mesmo com o potencial produtivo na região de Balsas afetado pelo controle deficiente da cigarrinha.
No Piauí, a colheita, já iniciada, atingiu 12,0%, com produtividades abaixo do estimado inicialmente. Por fim, no Pará, a colheita no sudoeste está encerrando, e nas demais regiões, as lavouras também estão em colheita e em estágio avançado de maturação, mas os dados de percentual colhido ainda não foram divulgados.
Assim, o percentual médio de colheita subiu de 20,0% na semana anterior para 29,3% em 8 de julho, revelando um atraso em comparação à safra anterior no qual apresentava um percentual de 39,8% no mesmo período. Ainda há muito a ser colhido, e o avanço nas operações de colheita é um sinal positivo para os produtores e o mercado do milho em geral.
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)