CI

MILHO: Desafios climáticos persistem

Irregularidade das chuvas vem sendo um entrave na safra


Chuvas beneficiam lavouras em diversas regiões do país, mas irregularidade das precipitações impacta negativamente algumas áreas. Chuvas beneficiam lavouras em diversas regiões do país, mas irregularidade das precipitações impacta negativamente algumas áreas. - Foto: USDA

As notícias são boas para a safra de milho. De acordo com os dados divulgados no boletim semanal de monitoramento da Conab, a colheita avança em ritmo acelerado em grande parte do país, com as chuvas recentes beneficiando o desenvolvimento das lavouras. Em Minas Gerais, a colheita progride de maneira positiva, com as chuvas recentes beneficiando as lavouras mais tardias, o que pode indicar uma melhoria na qualidade e na quantidade da produção final.  

No Rio Grande do Sul, a fase de colheita das áreas precoces está quase concluída, com o foco se deslocando agora para as áreas mais tardias.  

Na Bahia, a irregularidade das precipitações impactou negativamente o desenvolvimento das lavouras de milho, atrasando o ciclo produtivo.  

No Piauí, especialmente na região do Cerrado, a semeadura do milho de primeira safra foi concluída, e as lavouras apresentam boas condições. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

No Paraná, apesar das precipitações, não houve prejuízo significativo ao avanço da colheita.

Em São Paulo, a colheita do milho de primeira safra avançou, embora em um ritmo reduzido devido às chuvas. 

Santa Catarina observou um avanço na colheita conforme as condições climáticas permitiram.

No Maranhão, a semeadura do milho de primeira safra está praticamente finalizada, com o desenvolvimento das lavouras sendo favorecido pelas chuvas.  

Em Goiás, as chuvas tiveram um papel crucial, especialmente para as lavouras em fase de enchimento de grãos, uma etapa decisiva para a definição da produtividade final e qualidade do milho de primeira safra produzido.

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 19 a 25 de fevereiro de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 99,5%
Fonte: Conab

O panorama geral das lavouras de milho no Brasil é muito misto, com lavouras ainda sendo semeadas ao passo que a safra vem sendo colhida no sul. O vem sendo mais acelerado do que o na safra anterior, uma vez que estamos com pelo menos 24,9% das lavouras colhidas, frente aos 16,7% do mesmo período do ano passado.

Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo

  • Maranhão, Piauí e Goiás: Estabilidade no plantio (0,0%), sem variações em relação à semana passada e à safra anterior.
  • Bahia: Sem avanço no plantio (0,0%), sem mudanças em relação à semana passada, contrastando com 15,0% na safra anterior.
  • Minas Gerais: Crescimento no plantio para 4,0% (+3,0% em relação à semana passada), abaixo dos 5,0% da safra anterior.
  • São Paulo: Aumento no plantio para 20,0% (+5,0% em relação à semana passada), superando os 15,0% da safra anterior.
  • Paraná: Avanço significativo no plantio para 55,0% (+15,0% em relação à semana passada), acima dos 10,0% da safra anterior.
  • Santa Catarina: Progresso no plantio para 39,0% (+7,0% em relação à semana passada), próximo aos 20,0% da safra anterior.
  • Rio Grande do Sul: Incremento no plantio para 63,0% (+4,0% em relação à semana passada), acima dos 50,0% da safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.