Micronutrientes essenciais para as plantas
Os micronutrientes são zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), níquel (Ni), boro (B), molibdênio (Mo) e cloro (Cl)

Oito elementos nutricionais essenciais para as plantas são agrupados sob o termo micronutrientes, que recebem esse nome porque são necessários em quantidades muito pequenas em comparação com os macronutrientes. Mas lembremos que a deficiência de qualquer macro ou micronutriente limita a produtividade esperada de uma lavoura ou pode até causar a morte das plantas.
Os micronutrientes são zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), níquel (Ni), boro (B), molibdênio (Mo) e cloro (Cl). Os cinco primeiros se comportam no solo como cátions e assim são absorvidos pelas plantas, enquanto os demais se comportam como ânions borato, molibdato e cloreto. Deles, sabe-se que o cloro é um nutriente essencial, mas pouco se sabe sobre seu comportamento; além disso, é um elemento relativamente abundante em quase todos os solos, portanto, é improvável uma deficiência em seu fornecimento às plantas.
O uso de micronutrientes pelas plantas é afetado pelo pH do solo, teor de matéria orgânica, umidade do solo, espaço poroso do solo, atividade biológica, etc. Caso ocorra uma deficiência de micronutrientes, sua correção deve ser muito cuidadosa, pois facilmente pode passar de uma condição de deficiência para problemas de toxicidade.
De acordo com Pedro Raúl Solórzano Peraza, consultor agrícola e colaborador do mundoagropecuario.com, o ferro nas plantas é um elemento ativador de sistemas enzimáticos, incluindo catalase, peroxidase, citocromo e possivelmente citocromo oxidase. Não é muito móvel dentro da planta, então os sintomas de deficiência são vistos pela primeira vez nos tecidos mais jovens. Os sintomas visuais mais proeminentes da deficiência de Fe são crescimento reduzido e clorose internerval que começa nas folhas jovens e, em casos graves, as folhas ficam esbranquiçadas.