MG poderá colher 18,2 milhões de toneladas de grãos
A soja deverá ter um aumento de 6,3% na estimativa de produção
Embora Minas Gerais se destaque com a maior produção nacional de café, o estado também poderá bater recorde na safra de grãos 2022/2023. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os mineiros deverão colher 18,2 milhões de toneladas, volume 8,8% maior do que o ano anterior.
O destaque de plantio é a soja com aumento de 6,3% na estimativa de produção, podendo chegar até oito milhões de toneladas. A área de produção de grãos no estado foi ampliada em 4,3%, chegando a 4,2 milhões de hectares. Devido ao clima, favorável as culturas, ainda de acordo com a Conab é esperado um avanço de 4,3% na produtividade das lavouras, com rendimento de 4,3 toneladas por hectare.
Dentre os produtos cultivados, o destaque será a soja com aumento de 6,3% na estimativa de produção, podendo alcançar 8 milhões de toneladas. A semeadura da safra sofreu um leve atraso influenciado pelo excesso de chuvas e baixas temperaturas nos estados da região Sudeste e Sul do país. Mesmo assim, é esperada uma colheita de 8,06 milhões de toneladas de soja, já que a semeadura do grão está praticamente finalizada no estado.