MG lança Plano Estadual de Ação Climática
Foram diagnosticada também a vulnerabilidade de cada região mineira para os possíveis impactos das mudanças climáticas
A Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam) apresentou oficialmente o Plano Estadual de Ação Climática (Plac), iniciativa que estabelece medidas e mecanismos para neutralizar a emissão regional de carbono até 2050 e tem como objetivo direcionar as ações do estado rumo ao desenvolvimento de uma economia verde de baixo carbono.
Durante a abertura do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo relembrou que Minas Gerais foi o
primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha Race to Zero, o programa reúne governos, empresas e instituições que se comprometem a realizar uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050.
Já o alinhamento de ações com o setor produtivo se deu por meio de parceria firmada com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg). Com o lançamento efetivo do plano de descarbonização, o desafio agora será a implementação do mesmo.
Foram diagnosticada também através de levantamentos, a vulnerabilidade de cada região mineira para os possíveis impactos das mudanças climáticas.